16:13:37

Seja sempre bem-vindo (a) e aproveite para visitar nossas outras páginas


Cidadão Kane 1941

SINOPSE
 
No Filme Cidadão Kane Baseado na vida do magnata das comunicações William Randolph Hearst, conhecemos a história de Charles Foster Kane, o homem que construiu um império a partir do nada, mas que vivia uma vida pessoal extremamente ruim. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro, é considerado um dos filmes mais importantes da história. Dirigido por Orson Welles, o longa conta a ascensão de um mito da imprensa americana. De garoto pobre no interior a magnata de um império do jornalismo e da publicidade mundial. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Lançamento: 1941
Gênero: Drama, Misterio
Formato: MKV
Qualidade: BluRay 720p - 1080p
Idioma: Português | Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 913 MB - 1.81 GB
Duração: 1h 59Min.
'Cidadão Kane' é eleito o melhor filme de todos os tempos
 
O filme Cidadão Kane, dirigido por Orson Welles, foi eleito o melhor filme de todos os tempos, em uma votação promovida pela revista britânica Sight & Sound, do Instituto de Cinema Britânico. 
A votação contou com a participação de cineastas e críticos de diversos países. Entre eles, os diretores Quentin Tarantino, Bernardo Bertolucci e Sam Mendes, os críticos Roger Ebert e Camille Pagila, dos Estados Unidos, e o britânico Jonathan Ross.
Cidadão Kane foi rodado e protagonizado por Orson Welles em 1941. O longa-metragem conta a história do magnata de imprensa Charles Foster Kane.
O filme foi livremente inspirado na vida do poderoso homem de mídia americano William Randolph Hearst, que tentou proibir a exibição do filme nos Estados Unidos.
 
Inovador
 
O ponto de partida do filme é a tentativa de um jornalista de desvendar o significado da palavra "rosebud", dita por Kane pouco antes de sua morte. O mistério só é elucidado na seqüência final do filme.
O longa-metragem é considerado por muitos o filme mais inovador de todos os tempos, tendo firmado diversas técnicas hoje comuns no cinema - como narrativa em flashback, plano-seqüência e fotografia em profundidade.
Cidadão Kane foi considerado o melhor filme tanto pelos críticos consultados, como pelos cineastas. Os votantes tinham de escolher, por ordem, seus dez filmes favoritos.
O segundo colocado na votação foi Um Corpo Que Cai, dirigido por Alfred Hitchcock, em 1958.
 
Pouco consenso 
 
Enquanto Cidadão Kane foi uma unanimidade, houve pouco consenso em relação aos demais nove filmes da lista. 
Na opinião dos críticos, o suspense psicológico Um Corpo Que Cai mereceu a segunda posição. 
Mas os cineastas optaram pela saga mafiosa de Francis Ford Coppola, O Poderoso Chefão e sua continuação, O Poderoso Chefão Parte II, que ficaram juntos em segundo lugar.
Os filmes que encabeçaram tanto os dez mais dos críticos como a lista dos cineastas foram A Regra do Jogo, do cineasta francês Jean Renoir, e 8 1/2, do italiano Federico Fellini. 
O filme mais recente a entrar na lista dos dez mais foi Touro Indomável, do americano Martin Scorsese, que ficou em sexto lugar na votação dos diretores. 
 
Referência
 
Segundo o editor da Sight & Sound, Nick James, "a votação dos críticos é uma referência crucial para os amantes mundiais do cinema".
Orson Welles é o Shakespeare do cinema moderno.
Nick James, editor da 'Sight & Sound'
"Durante os últimos 40 anos, Cidadão Kane vem liderando votações de críticos, o que confirma Orson Welles, o diretor da obra, como sendo o Shakespeare do cinema moderno", afirmou o editor.
 
De acordo com James, Welles "levou os recursos de um estúdio hollywoodiano ao seu limite. O filme é um experimento formal fascinante e um retrato da vida de um grande homem".
Orson Welles também foi eleito o melhor cineasta de todos os tempos tanto pelos diretores como pelos diretores.
 
"Orson Welles é o Shakespeare do cinema moderno."
Nick James, editor da 'Sight & Sound'
 
09 de Agôsto de 2002 - Publicado às 12h02 GMT
https://www.bbc.com/portuguese/cultura/020809_citizenkanebg.shtml

 

Citizen Kane
O Mundo a Seus Pés, ou
Citizen Kane - O Mundo a Seus Pés (PT)
Cidadão Kane (BR)
Cartaz do filme
 Estados Unidos
1941 •  pb •  119  min 
Direção Orson Welles
Produção Orson Welles
Roteiro Herman J. Mankiewicz
Orson Welles
Elenco Orson Welles
Joseph Cotten
Dorothy Comingore
Everett Sloane
Ray Collins
George Coulouris
Agnes Moorehead
Paul Stewart
Ruth Warrick
Erskine Sanford
William Alland
Gênero filme de drama
filme de suspense
Música Bernard Herrmann
Edição Robert Wise
Companhia(s) produtora(s) Mercury Productions
Distribuição RKO Rádio Pictures
Lançamento Estados Unidos 5 de setembro de 1941
Idioma língua inglesa
Receita 839,727
 
→ Wikipédia

Cidadão Kane dublado BR