Voltaire

20/04/2012 23:30

 

Imagem WikipédiaDeus me defende dos amigos, que dos inimigos me defendo eu.
 
Devemos julgar um homem mais pelas suas perguntas que pelas respostas.
 
Encontra-se oportunidade para fazer o mal cem vezes por dia e para fazer o bem uma vez por ano.
 
O estudo da metafísica consiste em procurar, num quarto escuro, um gato preto que não está lá.
 
Os infinitamente pequenos têm um orgulho infinitamente grande.
 
Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males.
 
O público é uma besta feroz. Deve-se enjaulá-lo ou fugir dele.
 
É mais claro que o sol, que Deus criou a mulher para domar o homem.
 
Só se servem do pensamento para autorizar as suas injustiças e só empregam as palavras para disfarçar os pensamentos.
 
Se Deus não existisse, seria preciso inventá-lo.
 
Respeito o meu Deus, mas amo o universo.
 
https://pensador.uol.com.br/autor/voltaire/

Voltaire foi um pensador que se opôs à intolerância religiosa e à intolerância de opinião existentes na Europa no período em que viveu. Suas ideias revolucionárias acabaram por fazer com que fosse exilado de seu país de origem, a França.

O conjunto de ideias de Voltaire constitui uma tendência de pensamento conhecida como Liberalismo. Exprime na maioria dos seus textos a preocupação da defesa da liberdade, sobretudo do pensar, criticando a censura e a escolástica, como observamos na sua frase "Não concordo com nem uma das palavras que me diz, mas lutarei até com minha vida se preciso for, para que tenhas o direito de dizê-las".

Por fim, destaca-se que Voltaire, em sua vida, também foi "conselheiro" de alguns reis, como é o caso de Frederico II, o grande, da Prússia, um déspota esclarecido.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Voltaire